domingo, 29 de julho de 2012

Coluna: A invasão do merch: sinal dos tempos?


Foto à toa de bué merch. Não é meu...
Power Trip
há 3 horas

Mais uma vez a questão do merch a fazer-me levantar questões sobre como o Hardcore funciona hoje em dia, e de que forma as bandas e editoras arranjaram um modo de sobreviver numa altura em que os discos vendem cada vez menos, especialmente quando são provenientes de editoras pequenas.

Não que as editoras maiores tenham esquecido o diy, mas a facilidade de escoar produto é bem mais fácil. Ainda no outro dia mandei vir uns discos da Reaper e (a preços de Portugal) o gajo só em postais, autocolantes e posters teria gasto quase metade do que eu lhe paguei para me enviar 10 discos. É outra divisão...

Bom, voltando ali ao quote inicial, no dia 24 de Julho à tarde os Power Trip meteram no bigcartel os leftovers da tour americana. Escusado será dizer que parte dos designs de t-shirts tinham o cadeado da Lockin' Out nas costas. Ora bem, duas horas depois novo status update, o tal aí em cima referido. Epa...ya, $1500 é guita!

Curto Power Trip, tocam um crossover mais thrash metal que outra coisa, e até estava com fezada para os ver na Europa mas acabaram por cancelar a tour, com pena minha. Por acaso tinham um rip off do boneco da Kool Aid com uma referência ao Juicy J que achei um piadão, é claro que foi o primeiro a esgotar...

Bom, é um facto que há um hype do demónio com o merch da LOC, mas não deixa de ser uma editora pequena, e Power Trip uma banda com pouca expressão (quantos de vocês os conheciam?). Não que o merch das bandas da Lockin' Out não tenham cenas bem fixes, até têm. Não que o dito cadeado não seja cool. Não que não goste ou não compre merch, porque o faço. No dia a dia uso t-shirts de bandas (enquanto a vida estudantil o permitir) por gosto, pelo que até tenho uma quantidade razoável de t-shirts de bandas, por isso ya, acompanho uma bocado estas cenas.

Mas mais do que estar aqui a discutir se é fixe ou não pausar com a t-shirt da cena, ou se os preços no eBay a que se encontra algum merch mais procurado são vendidos, ou até se esta doideira tem ou não razão de ser, acho que é mais interessante ver que esta foi a forma que as bandas e editoras encontraram (com sucesso, aparentemente) de contornar a crise que se abateu sobre a venda da sua música nos diversos formatos.

Ya, há alguma malta a comprar discos ainda, ainda vês press's grandes a esgotarem, mas numa relação custo/benefício, ganha-se bem mais com merch. E uma t-shirt ou um hoodie é uma cena que podes usar no dia a dia, é mais portátil que andares com um disco de vinil ou walkman mesmo à antiga. Não sei dizer números de vendas online, mas não sei até que ponto os mp3's comprados representam alguma coisa extraordinária para os bolsos dos envolvidos...Não creio.

Assim, cada vez mais se vêem bandas a lançar um monte de designs de t-shirt, camisolas, casacos, calças de fato de treino, meias, cintos, bonés...tudo! (já há cuecas? se não há deviam fazer!), porque no fim de contas, há contas para pagar, custos de produção dos discos, gravações, deslocações, ensaios, toda uma panóplia de coisas que nem sempre são fáceis de coexistir com uma vida familiar e profissional.

Até aplaudo essa decisão, estás a ver? A malta tem de se mexer e tem de se orientar, e se é isto que os putos papam? Foda-se, nem se pensa duas vezes! É preciso é um gajo pensar que isto aqui centra-se na música! Senão é aquela cena de haver múltiplas t-shirts à venda e discos ou concertos está quieto...

Infelizmente não tenho nenhuma banda (yo, bateristas do Portugal, cheguem-se à frente para fazer-mos os Stop & Think portugueses!!), mas tenho uma noção mínima das coisas. A cena é que há malta que não tem.
Seja o pessoal que se queixa que cinco euros é muita guita para um show, sejam os dreads que curtem comprar aquela tshirt a 25 paus que parece que despejaram três baldes de tinta para cima dela mandada vir da internet mas depois queixa-se do preço dos cds ou das tshirts que passaram de 10 para 12, talvez vítimas da inflação e do IVA, ahah.

Não vou estar aqui com merdas do capitalismo e não sei quê, não tenho muita paciência para esse discurso sem fim (e quase sempre sem grande sentido). Se curtes as cenas e tens a guita para gastar, quem sou eu para te recriminar? Mas ao menos se o fazes tem noção do que estás a fazer, e se curtes uma banda cá da terra a quem os trocos fazem falta, vai lá comprar o cd ou lá o que seja, sempre podes ter isso para depois mostrar aos teus filhos (ou então para venderes a boa guita quando cagares no hardcore). Elas não vendem milhares de cópias nem tem licenças para vender o merch na Fnac. "Support your local scene"? Um bocado isto.

Acho que ainda estamos aqui pela música, e não para andar a mandar estilo sem ter nada na cabeça. Apoia as bandas e as editoras. E já agora, leiam e façam zines.

PS: Se houver malta interessada em escrever textos entre em contacto, é sempre fixe a malta dar a sua opinião sobre as cenas. Mais do que estarmos aqui a escrever e vocês a lerem, é sempre fixe a malta trocar ideias e discutir as coisas.

2 comentários: